Parque Barigui - Curitiba

          Numa manhã muito fria em Curitiba, onde o termometro marcava 2º na capital paranaense, fomos até o Parque Barigui registrar alumas fotografias, ele é o mais conhecido de Curitiba, o mais frequentado e um dos mais antigos também, o nome vem do idioma dos índios que habitavam a região antes mesmo da fundação de Curitiba, Barigüi significa "Rio do Fruto Espinhoso", fazendo alusão ao fruto do pinheiro, ou seja, a pinha. O parque foi criado em 1972 com a intenção de conter as enchentes e preservar a mata nativa da bacia do Rio Barigui na região

          O Parque possui uma área de 1,4 milhões de metros quadrados, sendo um dos maiores da capital paranaense. O lago represado possui uma área de 230.000 m² e deságua no Rio Barigui. A área aonde se encontra o Parque era uma sesmaria pertencente a Baltasar Carrasco dos Reis e algum tempo depois Mateus Leme tomou posse de uma nova sesmaria nesta região.

          O local é um dos preferidos pelos curitibanos e turistas para diversas atividades, o Parque possui três pistas de cooper e ciclovias com extensões de 3300, 2850 e 1045 metros, quiosques com churrasqueiras, pistas de aeromodelismo, canchas poliesportivas, equipamentos para ginástica, estacionamento, restaurante, Museu do Automóvel, Parque de Exposições e Centro de Convenções, Casa da Leitura, Teatro da Maria Fumaça e a também a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

          A fauna da região é bem diversificada, ali encontramos a garça-branca, quero-quero, tico-tico, biguatinga, preá, cutia, sagüi e gambá, ficando o destaque para as capivaras, esses roedores já estão acostumadas pela presença das pessoas e não ficam ariscas

          Quem quiser algo mais radical, o parque possui um heliporto que oferece serviços de voos panorâmicos pela cidade de Curitiba, somente nos finais de semana. O passeio dura cerca de sete minutos e não tem uma rota fixa.

Localização:
BR 277 - Rodovia do Café, Km 0 - Santo Inácio.
Pavilhão de Exposições - Tel.: (41) 3335-7592
Centro de Convenções (IMAP) - Tel.: (41) 3335-4874
Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Tel.:(41) 3335-2112
Museu do Automóvel - Tel.: (41) 3335-1440 (Quarta a domingo).

Horário:
Diariamente.

Ônibus:
Convencional Bigorrilho ou Savóia (Praça Tiradentes). Descer no Parque.

Acesso:
Rua Cândido Lopes / Rua Carlos de Carvalho / Rua Brigadeiro Franco / Rua Pe. Agostinho / Rua Jerônimo Durski / BR 277 ou Rua Cândido Lopes / Rua Brigadeiro Franco / Rua Pe. Agostinho / Av. Cândido Hartmann.


Fotos de : Rogério Boschini (numa manhã muito fria)

 


 






 


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário