![]() |
Michaux-Perreaux |
A proposta era de colocar um motor a vapor numa bicicleta, recurso muito utilizado naquela época. Esse modelo tinha como propulsor um motor a vapor com dois cilindros de 2,5 polegadas com 5 polegadas de curso.
Assim como na indústria aeronáutica, parece que também existe umas controvérsias sobre quem seria o responsável pelo invento.
As primeiras motocicletas foram construídas entre 1868 e 1869, utilizando grandes e pesados motores a vapor. A motocicleta francesa a vapor Michaux-Perreaux, é o primeiro registro de motocicleta, embora não fosse construída nos padrões do que foi classificado como bicicleta segura, com guidon, pedais e corrente tracionando a roda traseira e sistema de freios eficiente. Era mais um velocípede a motor do que uma motocicleta.
![]() |
Primeiro modelo de Roper |
sua vida a inventar e aperfeiçoar as motocicletas a vapor. De sua primeira invenção, em 1869, até a última em 1896, acredita-se que Roper tenha criado 10 modelos destas motocicletas a vapor.
![]() |
Sylvester Roper |
Em 1885, o Alemão Gootlieb Daimler, inventou a primeira motocicleta com motor a combustão, com a colaboração de Willhelm Maybach. Eles instalaram um motor a gasolina de apenas um cilindro numa bicicleta de madeira.

Gotlieb Daimler e Wilhelm Maybach desenvolveram um motor de 264 centímetros cúbicos com meio cavalo de força a 500 rotações por minuto, dimensões inéditas para a época.
A maioria das pessoas acreditam que a primeira motocicleta foi a criada por Gottlieb Daimler em 1885. Ela não foi a primeira motocicleta inventada, mas a foi a primeira a utilizar o sistema de explosão e utilizava gás para isto.
![]() |
Hildebrand & Wolfmüller |
A primeira fábrica de motocicletas surgiu em 1894, na Alemanha, e se chamava Hildebrandt & Wolfmüller. No ano seguinte construíram a fábrica Stern e em 1896 apareceram a Bougery, na França, e a Excelsior, na Inglaterra. No início do século XX já existiam cerca de 43 fábricas espalhadas pela Europa.
![]() |
Paul Daimler |
BRASIL
Da década de 10 no século passado começaram a chegar as primeira importações de motocicletas, sendo a maioria de origem européia e as americanas, também foram importados alguns sidecars e triciclos com motores. No final dessa década haviam cerca de 19 marcass, entre elas as americanas Indian e Harley-Davidson, a belga FN de 4 cilindros, a inglesa Henderson e a alemã NSU.
As japonesas começaram a chegar no final da década de 30, a primeira da marca Asahi. Durante a guerra as importações de motos foram suspensas, mas retornaram com força após o final do conflito. Chegaram NSU, BMW, Zündapp (alemãs), Triumph, Norton, Vincent, Royal-Enfield, Matchless (inglesas), Indian e Harley-Davidson (americanas), Guzzi (italiana), Jawa (tcheca), entre outras.
A primeira motocicleta fabricada no Brasil foi a Monark (ainda com motor inglês BSA de 125cm3), em 1951. Depois a fábrica lançou três modelos maiores com propulsores CZ e Jawa, da Tchecoslováquia e um ciclomotor (Monareta) equipado com motor NSU alemão.
Nesta mesma década apareceram em São Paulo as motonetas Lambreta, Saci e Moskito e no Rio de Janeiro começaram a fabricar a Iso, que vinha com um motor italiano de 150cm3, a Vespa e o Gulliver, um ciclomotor.

Nos anos 80, aqui no Brasil, foi fabricada a maior moto do mundo (naquela época), era a Amazonas, que utilizava um motor 1600 cm3.
A “invenção” é de Luiz em parceria com seu amigo José Carlos Biston.
Os mecânicos de 28 e 29 anos, respectivamente, levaram mais de um ano para desenvolver o projeto, buscavam soluções simples e também as complicadas, eles dispunham de poucos recursos tecnológicos para fazer a Motovolks 1500 !
O projeto teve início em 76 e a primeira Motovolks ficou pronta em início de 1977. Eles usaram um quadro de Indian 1200 (anos 50), e pedaços de quadros de Harley, na parte inferior uso tubos de aço para dar suporte à nova mecânica.

Está localizada em Cachoeirinha (RS). Começou fabricando motos simples no ano de 1973 em parceria com a Zanella, que por sua vez possuía motorização com tecnologia Minarelli. Em 1979, a FBM lançou motos trail dois tempos e que foram as precursoras das motos-verde no Brasil. Foram lançadas as versões de 125, 200cc e o modelo Kapra.
Nos anos 80 um acordo com a fabricante alemã MZ resultou na fabricação de uma elegante moto street de 250cc. estreando um segmento que 20 anos depois faria grande sucesso com motos como Honda Twister e Yamaha Fazer. A primeira Yamaha é uma réplica de uma moto MZ, a DKW RT 125, a moto mais copiada do mundo.
A MZ 250 RS e a MZ 250 RSJ foram seus modelos de maior sucesso comercial e hoje elas são disputadas por colecionadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário