Viagem Argentina / Chile



Viagem para Argentina e Chile em Abril/2013.



Foram 7.550 km percorridos em 11 dias.

Realizei esta viagem no mês de abril/2013, a princípio faria esta viagem com um amigo, o qual desistiu na última semana que antecedia a viagem.

Foram dois meses de preparação, fazendo o roteiro, providenciando a documentação, revisão da motos, compra de roupas e acessórios, compra de equipamentos e principalmente, ouvindo aqueles que já fizeram a viagem anteriormente, alguns sites e blogs também foram muito importantes. Pretendo aqui, tentar repassar o que foi fazer uma viagem solo, relatando as boas experiências, bem como, os problemas enfrentados, talvez por própria culpa.

Dicas importantes:


Pneus - Numa viagem como essa, devido o calor do deserto e as infinitas retas, seu pneu voltará quadrado. Eu acreditei que o pneu traseiro conseguiria fazer a viagem inteira, pensava que o dianteiro me daria problemas, tanto que levei um de reserva para trocar em Antofagasta. Pois bem, o pneu dianteiro foi e voltou, já o traseiro retornou no arame, sim, no arame, devido às suas medidas (aro 16) é difícil encontrá-lo à venda.


Roupas - Não se preocupe em levar muita coisa, a princípio, a calça de cordura para usar diariamente e roupas de baixo, leve poucas camisetas, devido ao calor. Para enfrentar o frio na altitude da cordilheira eu utilizei segunda pele e a própria jaqueta de motociclismo. Minha viagem foi na segunda dezena de abril, então não enfrentei um frio muito rigoroso. No percurso realizado , de San Pedro de Atacama (Chile), aonde segui para Susque (Argentina), você começa a subir novamente a Cordilheira dos Andes, a dica aqui é não fazer esse percurso após as 15h,
pois a temperatura começa a cair. Passei ali por volta das 10:30h, então fui sossegado, mas ainda assim, senti um pouco de frio.


Combustível - Para quem pretende fazer a viagem de moto, há de se preocupar com a autonomia da mesma, tanto na Argentina, quanto no Chile, o número de postos de gasolina é muito baixo, em alguns casos eles estão em cidades que ficam fora da rota, tal qual o da cidade de Taltal no Chile, a cidade fica a 22km da rota principal. A legislação nesses países não proíbe o transporte de galão de combustível, levei um de 5 litros e me foi muito útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário