Susques - Argentina


          No alto da Cordilheira dos Andes, no caminho entre Salta -ARG e San Pedro de Atacama, seguindo pela Ruta 52, pouco antes da Reserva Nacional los Flamencos, avistamos a cidade de Susques. 

          Conhecida como Portal dos Andes, está localizada quase quatro mil metros acima do nível do mar, de modo que a vegetação encontrada nestes região é esparsa (cardones, queñoa e tola), seu solo é avermelhado, Susques é um pequeno vale com água, rodeada por planaltos e sal, os leitos secos de rios transversais profundos e largos formadas por rios, córregos no verão são devido a chuvas torrenciais.

          A Ruta 52 passa por fora da cidade, no entanto, você deve desviar um pouco o caminho por dois motivos, o primeiro é o abastecimento, não se preocupem se encontrarem apenas um posto de gasolina construído em adobe e se uma índia ou índio saírem para atender, é esse posto mesmo, a gasolina é de boa qualidade, tem o padrão YPF , estatal argentina. O outro motivo é conhecer essa pequena cidade que tem uma grande história da Argentina, disputada em períodos de guerras na região dos Andes.

         É uma cidade pequena, passamos pela rua central com cinco quadras de comprimento, o que leva até a capela histórica. A Capela de Nossa Senhora de Belém Susques é um edifício pitoresco construído em adobe, madeira e couro, sua construção data do século XVI, um vestígio do domínio espanhol. Seu teto é suportada por vigas cardón unidos por tiras de couro. Foi construída apenas uma nave com torre simples onde destaca-se um sino. Suas paredes são cobertas de tijolos de barro.  

          Consagrada em 1598, é a mais antiga igreja na região de Jujuy , ela é decorada com pinturas de pássaros e flores da região, em suas paredes estão murais e imagens de santos. A tradição diz que uma imagem da Virgem de Belém, padroeira de Susques, foi encontrada debaixo de uma pedra nesse local e a capela ali foi erguida.
 

Breve História da Cidade


          De acordo com os registros, a região já é habitada por mais de dez mil anos. A planície fértil onde hoje esta a vila era utilizada pelos povos indígenas da nação "Atacama" se instalaram na região.

          O Império Inca estendeu seu domínio para a região por volta de 1470, mas os moradores mantiveram a sua cultura tradicional e linguagem (Kunze). O espanhol conquistou a área a partir de 1530, mas não se instalaram na área por causa de sua aridez e condições meteorológicas extremas. Eles exploravam as minas, mas viviam em regiões mais baixas.

          A cidade é mencionada no censo ou revisitar Atacama 1787 como Susquiz e Susqui, cujo significado é desconhecido.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário