San Pedro de Atacama e suas possibilidades

          San Pedro de Atacama é um pequeno povoado de menos de 2 mil habitantes, um oásis num meio do deserto, é a principal base para turistas que pretendem explorar o Deserto do Atacama, um dos lugares mais secos do mundo, no norte do Chile. Alguns lagos abastecem a região de água o ano inteiro. Isso explica a presença da vegetação. Canais de irrigação ajudam na distribuição da água pelo vilarejo de ruas estreitas, chão de terra batida e pequenas casas de adobe. Pelas vielas empoeiradas, uma gente simples com traços indígenas se mistura a turistas do mundo todo. É fácil perceber a energia que o lugar emana e entender porque o Atacama é considerado um dos centros magnéticos da Terra.

          A economia do povoado é voltada para o turismo e agricultura. Os turistas se hospedam em pousadas simples e passam o dia pela região, seja a pé, bicicleta, moto ou até mesmo pequenas vans que realizam passeios pela região, à tarde retornam ao povoado para relaxar e se distrair, na Rua Caracoles , a principal de Atacama, ali encontram-se restaurantes, bancas de artesanatos, restaurantes e bares. Nessa rua é possível comprar tecidos, joias ou ervas, como folhas de coca, cuja infusão pode salvá-lo da puna (ou “mal da altitude”), os aventureiros poderão entrar em contato com agências de turismo que oferecem todos os tipos de excursões pelo Atacama e travessias de dois ou três dias até a Bolívia - passando pelo Salar de Uyuni.

          Na noite de San Pedro de Atacama, após uma jornada cheia de emoções, turistas de todas as partes do mundo reúnem-se em pubs e restaurantes que seduzem pela qualidade e excelentes propostas gastronômicas.




          Na praça de San Pedro de Atacama está o Museu de Arqueologia R. P. Gustavo de Paige, onde são mantidas peças cerâmicas e utensílios de ouro encontrados na região há 10 mil anos, produzidas pelos primeiros povos Incas, Atacameños e Aymaras que deixaram seus traços no modo de vida, artesanato e na cultura de San Pedro. 



Foto:Antropologia visual


         O Mercado de Artesanato, que tem uma de suas entradas pela praça, oferece artigos confeccionados na região com técnicas que foram sendo passadas de geração em geração. Eles tecem peças coloridas em teares manuais com lã de lhama e alpaca, fazem reproduções de cerâmicas usadas pelos antigos com pedras vulcânicas e também vendem chá de coca.







          A Igreja de San Pedro também fica na praça, ele foi construída em 1774 pelos jesuítas espanhóis que colonizaram a região. A colonização foi liderada por Diego de Almagro e Pedro de Valdívia e os povos do Atacama tiveram comportamento pacífico apesar de serem os mais desenvolvidos do Chile.





Fazendo um tour pela região

Gêiseres del Tatio

          Pela madrugada os turistas saem de van para fazer um percurso até os Gêiseres de El Tatio, um campo geotérmico que atrai a centenas de visitas o ano inteiro, apesar de estar a 4.200 metros de altitude. A melhor hora das fumarolas é entre as 6:00 e as 7:00 da manhã. Por isso, a regra é sair de San Pedro de Atacama perto das 5:00, seja em um tour, o por sua conta. Em El Tatio há poços de águas termais com temperaturas mais adequadas para se desfrutar, isso se o frio não te intimidar. Mas a maravilha da paisagem não fica aí: enquanto amanhece, saem vicuñas, vizcachas, nhandus e outras aves por entre as llaretas, cactos gigantes e palha brava. 



Valle de la Luna

          Um lugar muito adorado pelos turistas é o Valle de la Luna, para se ter uma qualidade nas fotografias, é recomendável visitar o local no período da tarde, nesse momento são oferecidos sombras de mutantes cores. De noite, o melhor é esperar pelo céu rodeado de estrelas, escutando o canto das corujas. Este vale fica próximo do povoado e é possível chegar de bicicleta.




Reserva Nacional los Flamencos

Lagoa Chaxa

          Laguna Chaxa é parte da Reserva Nacional Los Flamencos e está localizada a 56 km. ao sul de San Pedro do Atacama. Na sua superfície podem-se ver crostas de sal a partir da evaporação das águas subterrâneas de cargas salina e mineral, e uma variedade de aves que incluem os flamingos. A Laguna Chaxa não é adequada para nadar, e os terrenos circundantes são cheios de pedras e escorregadios, por isso é aconselhável ir com sapatos com boa aderência ao solo, evitando quedas.

          Seu show mais importante é, portanto, ao entardecer, quando é visto em seu esplendor os actuais três tipos de flamingos na lagoa: Parina Chica, Parina Grande ou Flamingo Andino,e Flamingo Chileno, que juntamente com outras espécies, como Brea, Cachiyuyo, ephedra Breana, Caiti, Gaivota Andina, chorlo de la puna, aguilucho, e playero de baird habitam a área protegida por CONAF. Há também répteis endêmicos e animais como a raposa vermelha, o rato tuco-tuco, e o rato oliváceo.


Laguna Cejar

          A Laguna Cejar é parte do Salar de Atacama da Reserva Nacional Los Flamencos. Suas águas são turquesa e contrasta com o branco do sal que flutua sobre ela. Ao contrário da Laguna Chaxa, na Laguna Cejar você pode nadar, e por efeito da condensação das águas salgadas, os corpos flutuam. Muitos têm descrito a Laguna Cejar como o "mar morto" do Chile.

          A água é salgada e fria, por isso, é aconselhável trazer garrafas de água para remover o sal que é deixado no corpo e toalhas para secar-te e cobrir-te do frio. Também é importante usar sandálias e chinelos para caminhar, pois em seu ao redores está cheio de sais cristalinos que machucam o pé ao pisar. Assim como na Laguna Chaxa, você também poderá ver flamingos e pássaros.
    
          Como parte da Reserva Nacional Los Flamencos, muitos viajantes chegam ali a procura de flamingos e outras aves que aninham e alimentam-se nos seus “olhos d’agua” como a lagoa Chaxa. As três espécies que podem ser vistas de perto são o flamingo andino, chileno e o de James.




Salar do Atacama

          Abaixo da salina existe um lago encoberto por uma grossa e áspera crosta de sal enegrecido pelo pó do deserto. Este lago adquiriu maior importância já que contém as maiores reservas de lítio do mundo, mineral muito explorado na região sul e que vem sendo usado por indústrias de alta tecnologia. Em alguns lugares, é possível encontrar uma abertura na crosta e nesse espaço se formaram pequenas lagoas que servem de habitat para aves aquáticas, principalmente para os flamingos, carquejas de bico manchado e gansos-andinos.

          No setor norte da salina, está a aldeia de Tulor, sítio arqueológico formado por construções interconectadas de arquitetura circular datadas entre os anos 800 A.C. e 500 D.C. Por anos, esteve enterrado e na atualidade é possível ver uma parte descoberta por escavações científicas.




Vulcão Licancabur

          Com uma altura de 5916 metros, o vulcão é parte da Cordillera de Los Andes e pode ser apreciado desde o povoado de San Pedro de Atacama.

          Localizado no limite geográfico entre o Chile e a Bolívia, oferece seus cumes nevados aos visitantes que podem realizar excursões desde o acampamento base localizado a 4300 metros de altura por sobre o nível do mar e também desde um acampamento intermédio localizado a 4700 metros.

          O Volcán Licancabur também é de enorme interesse arqueológico e antropológico produto dos registros incas que se encontram em seus arredores, que lembram antigas cerimônias sagradas.

          O atrativo tem um cratera que contém ao interior uma lagoa que se congela durante a temporada invernal, enquanto a ascensão ao vulcão é recomendada realizá-la entre agosto e dezembro.



Como chegar em San Pedro de Atacama

          Para quem sai de Salta, na Argentina, o acesso é feito pela RN51. Para quem parte de Potosí, na Bolívia, o acesso é feito pela RN5.
          Saindo de Calama pela rota 23 direção leste são 102 km, a estrada que liga Calama a San Pedro de Atacama é asfaltada e numa região muito árida. O que se vê pelo caminho é apenas areia e pedras vulcânicas. Subitamente, depois do carro andar por mais de uma hora sem se avistar uma folha verde sequer, surge um oásis repleto de árvores no meio do nada







Empanada Chilena


Vulcão Licancabur

Laguna Cejar

Laguna Cejar

Museu de Arqueologia R. P. Gustavo de Paige

Museu de Arqueologia R. P. Gustavo de Paige

Museu de Arqueologia R. P. Gustavo de Paige

Valle de la Luna

Valle de la Luna

Valle de la Luna

Valle de la Luna

Valle de la Luna

Valle de la Luna

Valle de la Luna

Valle de la Luna

Valle de la Luna
 
Valle de la Luna










Fontes :
http://www.viajarpelomundo.com
chile.travel
go chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário