Purmamarca - Argentina


          Purmamarca está localizada próxima a San Salvador de Jujuy, noroeste da Argentina, na rota que segue para San Pedro de Atacama. Esta pequena vila dos andes tem pouco mais de dois mil habitantes é conhecida no meio turístico como a cidade do Cerro de los Siete Colores, ou o morro das sete cores.

          A origem do Cerro é estimado algo em torno de setenta e cinco milhões de anos, ele é formado por pedras marinhas, lacustres e fluviais sedimentos que foram depositados na área durante séculos, o Cerro de los Siete Colores em Purmamarca aparece como um cenário maravilhoso.  Suas camadas sedimentares de diferentes tons irradiam uma magnífica policromia constituindo um dos maiores atrativos naturais no noroeste da Argentina. Ele é único na região e no resto do país.  



          Embora possua alguns hotéis e também hostels, não é muito comum turistas pararem para pernoitar, as opções de turismo são poucas, esta baseado no artesanato, um passeio até o Cerro e também caminhadas por trilhas, passeios a cavalo e até mesmo passeios de bicicleta. A grande parte dos turistas param para fotografar o Cerro, fazer umas compras e depois seguem para visitar outros pontos da região, as Salinas Grandes por exemplo. Falando ainda de hotéis e fotografias, o ideal é fazer pelo menos um pernoite em Purmamarca, pois os horários ideais para fotografar o Cerro são logo no inicio da manhã e também no final de tarde.





          Outra atração em Purmamarca é a pequena igreja Imaculada de Santa Rosa de Lima, construída em 1648, e declarada um marco histórico nacional em 1941, a Igreja Imaculada de Santa Rosa de Lima fica localizada na praça principal em Purmamarca.

          Sua única e estreita nave é decorada por quadros e pinturas cuzqueñas do século XVIII, é uma verdadeira demonstração da história e tradição da região. Exteriormente possui paredes de adobe, enquanto que no interior tem uma carpintaria utilizando o cacto, muito típico na região. Nas paredes estão postados quadros relacionados à vida de Santa Rosa de Lima.



          A grande atração em Purmamarca é a feira de artesanatos e as lojas com produtos e objetos de design urbanos de toda América Latina. Essa é uma das atividades que promovem a economia de Purmamarca.  

          Ao contrário de outras cidades da Quebrada e Puna, o artesanato local não teve um grande desenvolvimento como a comercialização de produtos industriais. Os produtos ali comercializados são provenientes principalmente da Bolívia e do Peru. Assim também se observam objetos com material e design de  origem andina, utilizando principalmente os tecidos bolivianos e peruanos utilizados para confeccionar roupas, móveis, enfeites, acessórios, sapatos, etc.













Aproveitando para fazer uma boquinha
  











Nenhum comentário:

Postar um comentário