Mendoza - Argentina

   Mendoza é a maior cidade da província de mesmo nome na Argentina, com pouco mais de 110.000 habitantes.

   A cidade recebe a alcunha de "Adega da Argentina", são muitas vinícolas instaladas na região que produzem mais de 1 bilhão de litros de vinho por ano, não preciso nem dizer que o programa principal da cidade é sair fazendo degustações, mas atenção, é bom contratar um táxi ou fazer as visitas de ônibus mesmo, afinal, a bebida já não combina com direção, pior ainda no guidão. As vinícolas de Mendoza, chamadas de “bodegas” na Argentina, ficam em três regiões: Maipu, Luján de Cuyo e Valle de Uco. Abaixo um mapa da Mendozanet com as melhores bodegas de Mendoza.



   Malbec, a uva mais característica da província, é originária das regiões Luján de Cuyo e Valle de Uco, onde a altitude varia entre 850 e 1.520 metros. Mas não é só de Malbec que é feita a produção de vinhos em Mendoza, que hoje produz com ótima qualidade também Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Torrontes, Merlot, Pinot Noir e Semillon.



   A cidade é muito bem arborizada e suas arvores são regadas por um sistema de canais pequenos próximos à rua, reaproveitando assim as águas das ruas, aliás, uma grande preocupação do pessoal de Mendoza é a água. Em 1999, num povoado chamado Potrerillos foi construído um reservatório artificial entre as montanhas, represou-se o Rio Mendoza
num projeto audacioso com a intenção de geração de energia, de
regular o fluxo de água, evitando assim as enchentes em Mendoza, essa água represada também serve como reservatório da cidade. Alem disso, o local é uma grande área de lazer para as famílias, no local existe uma boa estrutura para atender os turistas, com artesanato tradicional, comida típica e locação de cavalos. Local ideal para atividades de aventura como pratica de windsurf, vela, canoagem, além de possuir trilhas para efetuar caminhadas, mountain bike.

   Mendoza tem um polo turístico muito forte, é a cidade que recebe a maioria dos montanhistas em
busca de aventura na maior montanha das Américas. O Cerro Aconcágua, com 6962 metros de altitude, domina a paisagem da região e promove o turismo e movimenta o comércio da cidade.


   Viajar a Mendoza requer marcar hotéis com certa antecedência, se no inverno os hotéis são ocupados por turistas em busca de montanhas congeladas, durante os meses de dezembro a março é o período preferido por viajantes de motos e também devido ao período de férias de muita gente, além da  Fiesta Naciona de la Vendimia (Festa da colheita), uma das celebrações mais importantes da Argentina, ocorre em pequenas celebrações que se realizam a partir de dezembro e vão até o inicio de março, até culminar numa grande festival na  primeira semana de março.

   Durante a festa ocorre a Bendição dos Frutos com uma procissão religiosa onde é levada a imagem da
virgem padroeira dos vinhedos (a Virgem da Carrodilla) saindo de Luján de Cuyo indo em direção à cidade.

   A Vía Blanca e o Carrusel; são desfiles de carroças decoradas por cada departamento da província. Aquí desfilam as rainhas de cada distrito além dos grupos tradicionais de gaúchos.

   O festival culmina com um ato central no Teatro Griego Frank Romero Day, no Parque General San Martin. Um espetacular festival de luzes e música onde se elege a rainha da vendimia.

  






DICAS PARA TORNAR SUAS VISITAS ÀS VINÍCOLAS 
DE MENDOZA MAIS AGRADÁVEIS 


1. Faça reservas para todas as vinícolas e restaurantes com ao menos uma dia de antecedência. 

2. Planeje visitar apenas três ou quatro vinhas por dia - três ao máximo se você for almoçar em alguma delas. 

3. Planeje sua viagem por região - Maipú, Luján de Cuyo ou Valle de Uco -, uma vez que existe uma considerável distância entre elas. 

4. Traga dinheiro em espécie (Pesos), já que vários lugares não aceitam cartões de crédito. 

5. As visitas geralmente duram entre 60 e 90 minutos. 

6. Algumas vinícolas fecham aos sábados e domingos, e também aos feriados. 

7. Use uma agência de viagem recomendada: elas simplificarão todo seu planejamento. 

8. Contrate um motorista (ou o que comumente é chamado de remis - táxi sem taxímetro), para que você possa seguramente saborear os vinhos e absorver todas as paisagens maravilhosas. 

9. Aproveite a oportunidade única de conhecer os donos e os produtores / enólogos das vinícolas, e faça quantas perguntas quiser. Eles adoram compartilhar suas histórias. 

10. Visite a The Vines of Mendoza Tasting Room (sala de degustações) - e adicione toneladas de vinícolas de primeira qualidade ao seu repertório em apenas uma parada!


Acesse a página e conheça 20 Bodegas     TOP 20 BODEGAS (Vinícolas) ARGENTINAS



REGIÃO DE MENDOZA


   Uma das belíssimas atrações da região é a Puente Del Incas, uma formação rochosa que forma uma ponte natural sobre o Rio Las Cuevas, tem cerca de 48 metros de comprimento e uma largura de 28
metros de largura, sua espessura é de 8 metros e fica 27 metros acima do rio. A formação foi causada pela erosão da água do Rio Las Cuevas, cuja água possui propriedades curativas de estresse por ser rica em sais, cloreto de sódio, alcalina, arsênico, bicarbonato, cálcio e enxofre.

   Existem algumas lendas quéchua (povos sul-americanos) sobre a puente:

   Diz a lenda quéchua que, anos antes da chegada dos espanhóis, o herdeiro do trono do Império Inca se encontrava muito doente.

   Sem esperanças de cura, o garoto foi levado pelos melhores guerreiros de Qosqo para ser curado em águas termais em terras do sul. A travessia duraria meses e seria interrompida por uma quebrada profunda cortada por um rio furioso.

   Aqueles homens então se abraçaram para formar uma ponte humana que permitisse a passagem do pai desesperado e seu filho enfermo. Mas quando o primeiro se virou para agradecê-los, os guerreiros tinham se petrificado, dando origem à impressionante ponte de pedra.

   Guerreiros incas , para tornar o sonho realidade de seu amado líder, abraçaram-se e formaram uma ponte humana. Em seguida, o Inca, caminhando sobre as costas dos seus homens, levou seu filho para os banhos, onde encontrou a cura procurado. Quando ele voltou a olhar para agradecer a seus guerreiros, que foram petrificados, criando a famosa ponte.

· Até o momento eles estavam refletindo sobre como atravessar o céu escureceu, ele balançou o chão de granito e foi abandonada desde os picos altos, enormes massas de pedra com um ruído aterrador. Após o acidente, os Incas manchado espantado que a onipotência do deus Inti (o sol) eMama Quilla (Lua) tinha criado uma ponte que lhes permita passar irrestrito à fonte maravilhosa. Eles levou-a para
o príncipe, que bebeu de suas águas e logo recuperou a saúde.

· Sabendo que o rei não iria sobreviver a refazer o caminho que lhes permitiria atravessar o desfiladeiro, o comboio parou para passar a noite. O deus Inti, que tinha visto desde que deixaram a partir do centro do império, desceu por trás das montanhas movidas pela dor que estes homens sentiam e decidiu ajudá-los a completar a sua viagem. Ao despertar, os incas ficaram surpresos ao descobrir, como se você estivesse lá desde o início dos tempos, uma ponte de pedra sólida levando para o outro lado do rio onde a cura para a doença era.

   Ao lado da ponte existe uma construção muito rústica, feita com pedras e adobe, trata-se de um hotel de banhos termais, construído em 1925, a edificação possui uma coloração em tons de amarelo, laranja e ocre devido a ação do tempo e as pedras que a envolvem. Devido as erosões, o hotel foi abandonado em 1965.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário