Londrina - Paraná

          Londrina possui pouco mais de 550 mil habitantes, é a maior cidade do norte do estado paranaense e fica a cerca de 390 km de Curitiba. é uma cidade considerada jovem se comparada com outras grandes cidades brasileiras, foi fundada em 1934. Moderna e em constante desenvolvimento a cidade atrai investimentos nas áreas industrial, comercial e de serviços. A agricultura é de fundamental importância para a economia local destacando-se as plantações de café, trigo, soja, milho e algodão. 

          Embora não tenha nenhum ponto turístico que chame a atenção a nível nacional,  Londrina é agitada em movimentações culturais, a cidade conta com o já tradicional Festival Internacional de Teatro, vários museus, orquestra de câmara, cinemas, etc, também oferece muitas opções de turismo, é uma linda cidade e sei povo é muito acolhedor. 

          A vida noturna na cidade é muito rica, existem diversos restaurantes, barezinhos, lanchonetes, e pizzarias espalhados pela cidade e todos abarrotados de gente, o clima colabora por isso. Me lembro de um bar que infelizmente não existe mais, o Bar do Souza, na década de 80 era um dos que mais vendia cerveja Antártica no Brasil.

          Para quem gosta de caminhada, existe a opção do Zerão e também o Lago Igapó, que, além de uma caminhada agradável é possível fazer uma pesca às suas margens, ali encontramos o Rafael praticando a pesca esportiva, em suas mãos um Tucunaré, devolvido ao lago logo após o registro em fotografia.

          Durante a década de 80 passei alguns anos morando na cidade, após as festas de finais de semana era comum nosso grupo ir até o Lago Igapó e ver o nascer do sol, depois disso passávamos pela feira livre para comer pastel, a feira livre ainda esta lá, mas não sei se os jovens ainda praticam isso.

Um pouco da história

          Antes da colonização extensiva do Norte do Paraná, havia, entre seus habitantes, além dos índios Caingangues, uma população pobre instalada na floresta e que já derrubara parte dela para a criação de animais e o plantio de produtos agrícolas para sua sobrevivência. 

           Ao lado de pessoas nessa situação, na década de 1920, havia proprietários de terras, que já iniciavam a abertura e formação de grandes fazendas. Na época, Londrina era um espaço pertencente ao município de Jataizinho e conhecido como Gleba Três Bocas, e ficava no trajeto da ferrovia "Ourinhos - Foz do Iguaçu".

          O inglês Simon Joseph Fraser, mais conhecido como lord Lovat, veio ao Brasil em 1924 e visitou o norte do Paraná. Verificou, então, que não havia exagero no que ouvira falar sobre essa região. Em 1925, com outros companheiros, criou a Companhia de Terras Norte do Paraná, diretamente do governo paranaense. Essa companhia iniciou seu trabalho de colonização sob a orientação de ingleses. Estes ingleses, ao observar a névoa característica da mata da região, viram semelhanças com a neblina da cidade de Londres, e a fim de homenagear suas origens denominaram a comarca de "Londrina", que significa "originária de Londres".

Lago Igapo

          Uma das mais belas áreas de lazer que os londrinenses e demais pessoas que passam por Londrina podem desfrutar é o Lago Igapó, cujo nome, na língua tupi, significa transvazamento de rios.

          O Lago foi projetado em 1957, na gestão de Antonio F. Sobrinho, como uma solução para o problema da drenagem do ribeirão Cambezinho, dificultada por uma barragem natural de pedra. Inicialmente pensou-sem em dinamitar a barragem, mas prevaleceu a idéia de formar um lago.

          O Igapó foi inaugurado em 10 de dezembro de 1959, dia do Jubileu de Prata de Londrina, juntamente com a estação de saneamento. Após um período de certo abandono, foi elaborado um projeto de revitalização do Lago, na gestão de Dalton Paranaguá.

          Foram construídos o Zerão (Área de Lazer Luigi Borguesi) e Centro Social Urbano. O projeto, de Burle Marx, incluia um jardim com 187 espécies de plantas nativas.

          É um local de lazer, que além da represa, propicia a prática de esportes náuticos. Possui uma vasta área urbanizada com piscinas, pistas de aeromodelismo e foto clube.

         Em 1996, o lago foi esvaziado, limpo e teve suas margens revitalizadas, ganhando a ciclovia, o Teatro do Lago, Jardins e chafariz.

Calcadão de Londrina

          O Calçadão foi implantado em 1977 e originou-se da reurbanização das Praças Willie Davids, Marechal Floriano e Gabriel Martins, como projeto do arquiteto Jaime Lerner. Foram interditados alguns trechos para o tráfego de veículos e destinou-se esses locais ao lazer do povo londrinense e de turistas.

          No Calçadão os artesãos expõem seus trabalhos, grupos de teatro apresentam peças, músicos cantam, dançam e tocam. Além disso, o Calçadão possui bancas de revistas, lanchonetes, choperias, floriculturas, lojas, bancos, restaurantes, teatro e até um coreto.

Bosque Municipal Marechal Candido Rondon

          Localiza-se na região central da cidade, ocupando duas quadras com algumas espécies
remanescentes da cobertura vegetal primitiva. Foi doado pela Companhia De Terras Melhoramentos Norte Do Paraná. Hoje conta com uma área de 20.000 m², onde se encontram um parquinho infantil, banheiros e bancos para escanso. Recentemente passou por uma grande reforma, durante a qual foi construída uma mini-pista para cooper e instalados aparelhos para exercícios físicos.

Concha Acústica

          Construída na administração do Pref. Antônio Fernandes Sobrinho, que tinha visto uma similar no Estado do Espirito Santo. A Concha Acústica foi construída como uma variação do tradicional coreto existente na época, em quase todas as cidades. O arquiteto que projetou a Concha Acústica foi o Sr. Henrique Mindlin, sendo que o Engenheiro José Augusto Queiroz procedeu algumas modificações como tamanho, textura e bancos. A Concha Acústica foi inaugurada com grande festa em 01/05/1956. Na década de 60 a Concha foi tradicionalmente utilizada também para o footing dos finais de semana e apresentações artísticas. Ainda hoje a Concha Acústica é palco de manifestações populares.

Relojão

          O Relojão, instalado no alto do Edifício América, no centro de Londrina, foi construído na década de 60 pela Fábrica de Relógios Dimep de São Paulo.

          É um dos maiores do país, com 6,50 m de comprimento por 6,50 m de largura, e uma estrutura de suporte que mede 3,50 m. O Relojão é oco por dentro, há, junto aos ponteiros na parte interna, apenas um mecanismo de engrenagens de 40 a 60 cm. Seu funcionamento baseia-se em impulsos elétricos que a cada 60 segundos emite um sinal que faz mover os ponteiros do relógio. Os ponteiros são feitos de lata e ferro, os maiores medem 3 m e os menores 2,80 m.

          De tempos em tempos o Relojão pára, em virtude de algum defeito que é resolvido pelo seu dono, o Sr. Urias Alves e pelo relojoeiro Ueda Tetsuo. Porém, algumas vezes o problema demanda mais tempo, como no caso de 1990, quando foi preciso construir uma nova peça das engrenagens e outra quando um dos ponteiros foi quebrado por uma forte ventania.

          O Relojão pode ser visto de vários pontos da cidade, principalmente do centro.


Relojão
Edifício América
Av. Paraná, esquina com Av. Rio de Janeiro (início do Calçadão)

Zerão

          A área de Lazer Luigi Borghesi é mais comumente conhecida por Zerão, em função de seu formato parecer um grande zero. Possui uma pista de cooper de 1.050 metros, que circunda a área, é entrecortado por um pequeno riacho.

          Recentemente foram anexados à área varias benfeitorias: anfiteatro (com capacidade para 15000 pessoas, postos telefônicos, bebedouros, chuveiros e um estacionamento com aproximadamente 220 vagas).

          No Zerão são realizadas manifestações artísticas, culturais e esportivas da comunidade como o Projeto Brisa, apresentações do Festival de Música de Londrina e diversos campeonatos de ginástica aeróbica. Em 1996 o Zerão foi melhorado com floreiras e revitalização das quadras.

Biblioteca Publica

           Criada em 23 de novembro de 1940, pelo Decreto nº 78, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina (BPML) foi somente inaugurada em 04 de setembro de 1951. Recebeu o nome de Biblioteca Pública "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza", pelo Decreto nº 114 de 1974.

          Depois de ter suas instalações transferidas para diversos locais, a Biblioteca Pública, a partir de 1984, passou a funcionar na Av. Rio de Janeiro, 413, prédio do antigo Fórum, cedido pelo governo estadual, onde permanece atualmente.

          Esta mudança proporcionou a criação da Biblioteca Infantil Municipal de Londrina, do Teatro Zaqueu de Melo (antigo tribunal do júri do Fórum) além de oferecer melhores condições de atendimento ao usuário.

         A Biblioteca Pública possui atualmente um acervo variado destinado à consulta do público em geral. Entre os serviços prestados destacam-se o empréstimo domiciliar, o setor de Difusão Cultural responsável pela promoção de eventos; a Sala Londrina - Paraná coleção sobre a história local, e a Biblioteca Infantil que reune uma coleção voltada ao atendimento de crianças em suas pesquisas escolares e literatura (livros e gibis) que propicia a criação do hábito de leitura e quanto ao uso de bibliotecas, as Bibliotecas Sucursais são em número de 42 e localizam-se em escolas municipais tanto na zona rural quanto urbana e o atendimento é aberto à comunidade.

          A Biblioteca Pública destaca-se pelo Mural de Empregos que reune informações sobre ofertas de empregos na cidade e região.

Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriatto Parigot de Souza
Endereço: Av. Rio de Janeiro, 413 – centro
Fone: (43)33716500
Atendimento: Segunda à sexta das 10h00 às 17h50

Catedral Metropolitana


          A Catedral de Londrina passou por três construções, o que causou uma enorme mudança desde sua forma original. A primeira Catedral foi construída em madeira no ano de 1934 e o primeiro vigário foi o Padre Carlos Dietz . 

          Em 1943 foi inaugurada a Catedral de alvenaria, que mais tarde foi demolida em parte, para dar lugar à nova Catedral, constrída em 1970. Resta apenas uma pequena parte da antiga construção. Em fevereiro de 1967, A paróquia de Londrina foi elevada a categoria de Diocese, assumindo seu primeiro Bispo Dom Geraldo Fernandes. Em novembro de 1970 foi elevada a arquidiocese. Dom Geraldo Fernandes foi também Arcebispo.






Cine Teatro Ouro Verde

          O Cine Ouro Verde foi inaugurado em 24 de dezembro de 1952, com os seus 1500 lugares (1100 no auditório e 400 no balcão). O projeto foi feito pelo arquiteto Villanova Artigas. A iniciativa do empreendimento foi de três pioneiros de Londrina o Sr. Celso Garcia Cid, Jordão Santoro e o Sr. Ângelo Pesarini.      

          Do programa de inauguração constava a exibição do documentário "Londrina, Cidade do Café", do cineasta paulista Arnaldo Sabbagh e também a estréia do filme "Meu Coração Canta", de Walter Lang, com Susan Hayward, Rory Calhoun, David Wayne no elenco.

          Em 1978, o Cine Ouro Verde foi comprado pela Universidade Estadual de Londrina, com recursos do Governo do Estado e Ministério da Educação.

          Depois de algumas reformas, que incrementaram o Ouro Verde, dando-lhe um palco, a UEL mudou o nome adequando-o a sua nova finalidade. Nascia então o Cine Teatro Universitário Ouro Verde.

Museu Padre Carlos Weiss

          O Museu Histórico de Londrina foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e a partir de 1974 tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas.

          Desde 10 de dezembro de 1986, ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, que por suas linhas arquitetônicas constitui-se em marco histórico da origem inglesa da colonização de Londrina e do Norte Novo do Paraná.

          A missão do Museu é desenvolver ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio cultural de Londrina e região, procurando tornar visível a trajetória histórica de sua sociedade; dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão e promover a reflexão crítica da realidade histórica, contribuindo para a renovação e melhoria da qualidade de vida e da dimensão cultural da população.

Moringão

          O Ginásio de Esportes Prof. Darci Cortez foi inaugurado no dia 01/10/72. É comumente
conhecido como Moringão, em homenagem ao Pref. Dalton Fonseca Paranaguá, em cuja gestão o ginásio foi construído.

          Possui capacidade para 13 mil pessoas (sentadas). Na parte dos fundos, há um prédio de 03 andares onde funcionam a Administração do Ginásio, os alojamentos e os vestiários. É um importante espaço esportivo e cultural de Londrina, no qual acontecem apresentações de shows, disputas esportivas e cerimônias de formaturas. Foi totalmente reformado entre 1994 e 1995.


Ginásio de Esportes Moringão
Rua Gomes Carneiro, 315.
CEP: 86015-240. Fone: (0xx43) 3323-9101
Ônibus: 209, 213, 305, 307 (Av. Higienópolis)
Próximo ao Zerão


Parque Arthur Thomas

          O Parque localiza-se numa área de 85, 47 ha, doada à Prefeitura Municipal pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Em 1988, passou por um processo de revitalização e conta hoje com atrativos como: um lago, uma usina (que fornecia energia elétrica para Londrina na década de 30), uma belíssima queda d'água e uma grande área de mata com trilhas para passeio, que existia na região. O parque é Administrado pela Secretaria Municipal do Ambiente.

Museu de Arte de Londrina

          O Prédio, construído em 1952, como terminal rodoviário, teve suas instalações tombadas pelo Depto. do Patrimônio Histórico e Artístico, como primeiro prédio da arquitetura moderna do Estado do Paraná. Sua construção teve início na gestão do Pref. Hugo Cabral, mas foi concluída na gestão do Pref. Milton Ribeiro de Meneses em 1952. Desativada em 1988, passou por uma grande reforma e atualmente abriga o Museu de Arte de Londrina.

          A inauguração do Museu aconteceu em 13/05/1993 e teve como principal atração a escultura "A Eterna Primavera", de Auguste Rodin . Além desta, ficaram expostas obras de Menotti Del Pichia (Cabeça de Sancho Pança e Dom Quixote) e Vítor Brecheret, e ainda uma instalação de Yiftah Peled. O prédio onde funciona o museu foi projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas.

Museu de Arte de Londrina
Rua Sergipe, 640, esquina com Av. Rio de Janeiro - Centro.
Cep: 86010-360 Londrina - Paraná

Fone: (0xx43) 3337-6238 E-mail:museu@londrina.pr.gov.br
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira - das 13h às 18h

ENTRADA GRATUITA

Autodromo

          Criado através da Lei no. 4.968 de 08 de abril de 1992, foi inaugurado dia 21 de agosto de 1992 às 16h00 o Autódromo Internacional de Londrina.

          A construção do Autódromo foi feita através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Londrina e a Petrobrás Distribuidora.

          Este é o terceiro Autódromo Internacional construído no Paraná juntando-se ao de Cascavel e o de Pinhais, na grande Curitiba. Londrina, agora, pode assistir importantes provas do circuito nacional e internacional de automobilismo, como Fórmula 3, Fórmula Ford, Stock Cars, provas de motociclismo e outras.

          O Autódromo possui uma pista principal com 3.146 metros de extensão, com áreas de escape nas curvas maiores. Ao lado desta pista, halestra para os espectadores que querem acompanhar as corridas por diversos ângulos de visão. Oferece também 30 boxes com capacidade para quatro carros cada, ambulatório médico, heliporto, 06 lanchonetes, torre de cronometragem de 04 andares, camarotes, amplo estacionamento e acomodações com capacidade para 35 mil pessoas.

          Através da Lei no. 5.803 de 25/06/94, foi modificado o nome do Autódromo para Autódromo Internacional Ayrton Senna, em homenagem ao piloto brasileiro morto em 1/5/1994.


Fontes:
http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=84&Itemid=11


































Nenhum comentário:

Postar um comentário