Foz do Iguaçu - Paraná

          Foz do Iguaçu está localizada no extremo oeste do Paraná, na divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina, região conhecida como Tríplice Fronteira. A cidade é centro turístico e econômico do oeste do Paraná e é um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros, conhecida nacionalmente por conta das Cataratas do Iguaçu, Expedições Latinas esteve visitando agora em 2016, a cidade também é conhecida pela imponente obra realizada pelo homem, a Hidrelétrica de Itaipu. Com cerca de 260 mil habitantes, Foz do Iguaçu é caracterizada por sua diversidade cultural. São aproximadamente 80 nacionalidades, sendo que as mais representativas são oriundas do Líbano, China, Paraguai e Argentina.

         Foz do Iguaçu tem uma composição étnica muito variada e interessante, estimando-se hoje uma população de 263.508 habitantes. A cidade abriga cerca de 80 das 192 nacionalidades existentes no mundo. Caminhando pelas ruas da cidade não é surpresa nenhuma deparar-se com japoneses, chineses, coreanos, franceses, bolivianos, chilenos, árabes, marroquinos, portugueses, indianos, ingleses, israelenses e tantas outras nacionalidades, sem contar ainda paraguaios e argentinos. Os diferentes grupos étnicos residentes na cidade fazem de Foz do Iguaçu uma das cidades mais cosmopolitas do Brasil. (Estimativa IBGE - Julho/2013)




Principais Atrativos

Cataratas

          As Cataratas do Iguaçu foram vistas pela primeira vez por europeus em 1542, quando a expedição de Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca descia o Rio Iguaçu com canoas adquiridas dos índios Kaingang (guaranis), na tentativa de alcançar o Rio Paraná. As cataratas receberam, então, seu primeiro nome da cultura ocidental: Salto de Santa Maria, no entanto, prevaleceu mesmo o termo adotado pelos guaranis: Iguaçu (muita água).

          As Cataratas do Iguaçu são, na verdade, um complexo de 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu. Três quartos das quedas situam-se na Argentina e podem ser melhor vistas do lado brasileiro. São cercadas por parques nacionais de Mata Atlântica. No Brasil, pelo Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939 e, na Argentina, pelo Parque Nacional del Iguazú. É uma área com fauna e flora ricas.

          Contemplar um dos cenários naturais mais espetaculares do mundo. O visitante caminha por passarelas que o levam a poucos metros da maior de todas as quedas d’água, batizada de “Garganta do Diabo”. A vista das quedas a partir do mirante brasileiro é indescritível. As Cataratas fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo. As dezenas de quatis que brincam livremente entre os turistas dão uma noção da riqueza da fauna e da flora daquele ecossistema. Na caminhada de 1,5 km pelas passarelas construídas na margem brasileira, é também possível observar vôos rasantes de andorinhões-do-penhasco. Eles adoram água e fazem seus ninhos nos penhascos. Outro ângulo imperdível é o das Cataratas vistas de um elevador panorâmico situado ao final do passeio. No lado argentino, há trilhas de 2,3 km e ótima infra-estrutura, que permite inclusive o acesso de cadeirantes.

          Existe uma brincadeira entre os vizinhos da Tríplice Fronteira com a finalidade de atrair visitantes, os argentinos dizem que a vista do lado argentino é mais bonita, a resposta dada pelos brasileiros é que o que enxergam é o Brasil, por isso é mais bonita.

Quando e quanto?

          Para consultar valores, horários dos passeios e comprar ingressos on-line, consulte o site da concessionária Cataratas do Iguaçu S/A. Clique AQUI.

Onde?
Rodovia das Cataratas, Km 18 – Foz do Iguaçu (Brasil).

A Lenda das Cataratas

          Muitas lendas indígenas contam a formação do maior conjunto de quedas d'água do planeta. Uma delas diz que os índios caingangues, que habitavam as margens do Rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M'Boy, o deus serpente, filho de Tupã. O cacique da tribo, Ignobi, tinha uma bela filha chamada Naipi. Por causa de sua beleza, Naipi seria consagrada ao deus M'Boy, passando a viver somente para seu culto. Havia, no entanto, entre os caingangues um jovem guerreiro chamado Tarobá, que se apaixonou por Naipi.

         No dia em que foi anunciada a festa de consagração da bela índia, quando o cacique e o pajé bebiam cauim (bebida feita de milho fermentado) e os guerreiros dançavam, Tarobá fugiu com Naipi em uma canoa, que seguiu rio abaixo, arrastada pela correnteza. M'Boy ficou furioso quando soube da fuga e penetrou nas entranhas da terra. Retorcendo seu corpo, produziu uma enorme fenda que formou uma catarata gigantesca. Envolvidos pelas águas, os fugitivos foram tragados pela imensa cachoeira. Naipi foi transformada em rocha logo abaixo da cachoeira, fustigada pelas águas revoltas. Tarobá foi convertido em uma palmeira, situada à beira do abismo. Debaixo dessa palmeira existe uma gruta, de onde o monstro vingativo vigia eternamente suas vítimas.


Itaipu

          A maior hidrelétrica do Mundo em geração de energia e 7ª maravilha do mundo moderno é um empreendimento binacional entre Brasil e Paraguai. Itaipu é responsável pelo fornecimento de 19,3% de todo consumo brasileiro. Seu empreendimento teve início em 1974. Hoje com uma potência instalada de 14.000 MW, a maior hidrelétrica do mundo em sua categoria é uma atração por sua própria grandiosidade.

      Conhecer o interior da usina. A visão panorâmica, do mirante central, é fascinante. Todavia, o gigantismo da Itaipu é ainda mais perceptível quando se percorre a barragem. Caminhar pelo alto do paredão de concreto rende uma vista privilegiada do reservatório. Dentro dele, as atrações são a arquitetura, que lembra a de uma catedral por causa do formato côncavo, e o antigo leito do Rio Paraná. No Edifício de Produção, o visitante tem a oportunidade de conhecer a sala de comando central, que controla a operação de turbinas e geradores, e a enorme galeria de onde se pode a tampa das unidades geradoras. O giro pela barragem ainda permite a observação do canal de fuga, por onde a água que movimentou as turbinas retorna ao Rio Paraná, seguindo seu curso natural.

        Existem dois tipos de visita, a Institucional, dirigida a empresas, universidades e centros de pesquisas e a panorâmica direcionada aos turistas em geral. 

O que a visita panorâmica permite?

          Permite a visão panorâmica da usina, a partir do mirante central, de onde se observa em destaque a barragem e o vertedouro. A visita é feita em ônibus da Itaipu (para visitantes particulares) ou em ônibus de turismo, para quem fizer parte de excursões. Antes da saída é exibido um documentário sobre Itaipu. A duração é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Está disponível nas duas margens. No Brasil, o visitante tem a opção de combinar outras visitas a Visita Panorâmica, aproveitando mais do seu dia no Complexo Turístico Itaipu com outros atrativos, que podem ser consultados através do site www.turismoitaipu.com.br.

Quanto e quando?

Para horários e preços, favor consultar o site www.turismoitaipu.com.br.

Parque das Aves

          O Parque das Aves é um santuário ecológico, que une ecoturismo com conservação ambiental. Predominam aves brasileiras, porém há espécies da Austrália, África e Ásia representadas. Imensos viveiros proporcionam um conhecimento básico de aproximadamente 900 aves, de 150 espécies.

          Entrar em enormes viveiros e acompanhar de perto a vida de mais de 900 aves de 150 espécies, muitas ameaçadas de extinção. A grande quantidade de animais, integrada à floresta do Parque Nacional do Iguaçu, inevitavelmente proporciona um raro espetáculo de gorjeios e cores. Na trilha que percorrem para ver as aves, os visitantes são recepcionados por araras-azuis, papagaios e tucanos que brincam soltos. 

          Em cada viveiro há placas com nome científico e regiões do planeta onde são encontradas as espécies. Todos os animais expostos são oriundos de zoológicos,criadores autorizados pelo Ibama ou centros de reabilitação. A visitação, contudo,não é a única preocupação dos proprietários. Eles desenvolvem uma série de pesquisas que procuram intensificar a reprodução em cativeiro.

Quando?
Todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, das 8h30 às 17h30. 

Quanto?
Consulte o site www.parquedasaves.com.br.


Espaço das Américas

         Projetado pelo arquiteto Domingos Bongstabs, o Espaço das Américas foi construído para ser utilizado na Educação Ambiental e também visando promover a unidade cultural das Américas portuguesa e espanhola.





Marco das Três Fronteiras - A Tríplice Fronteira


          O Marco das Três Fronteiras é um dos principais pontos históricos da cidade de Foz do Iguaçu, onde encontram-se os rios Iguaçu e Paraná, porém mais do que isso, encontram-se três grandes nações da América do Sul: Argentina, Brasil e Paraguai. O Marco simboliza um pouco da realidade da região, onde as fronteiras são tão próximas e presentes, que por vezes parecem não existir.

          Inaugurado em 1903, o Marco das Três Fronteiras, é composto por três estruturas, uma em Foz do Iguaçu, uma em Ciudad del Este e a outra em Puerto Iguazú, e são caracterizadas com as cores da bandeira de cada pais. Conhecer o local, é conhecer um pouco mais da história da região.

          Aqui também encontrasse o anfiteatro, Espaço das Américas, que já foi um dos mais belos espaços de eventos da cidade. Sua arquitetura permite que de dentro do salão principal possa se ver o pôr-do-sol, e o encontro dos rios Iguaçu e Paraná.

          Em 2015, o marco no lado brasileiro passou pela implantação de um novo projeto turístico, e está sendo revitalizado como um atrativo, tornando-se o Complexo Turístico Marco das Américas.

         Um detalhe é que os marcos deveriam ser todos no formato de um obelisco (pirâmide), para representar a igualdade entre as nações. Os do Brasil e da Argentina são assim, mas o Paraguai não concordou, haja vista que na Guerra do Paraguai perdeu território e mais de 70% (o percentual é polêmico) da população masculina foi morta por Brasil e Argentina. Em protesto, o marco do Paraguai é quadrado.

Templo Budista

          O Templo Budista fica localizado em uma privilegiada região alta da cidade, onde pode se ter uma visão de parte do centro da cidade de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este (Paraguai). A beleza do local permite um contato mais próximo com a filosofia Budista, e um momento de descanso durante a viagem.

          O local foi construído em 1996, e hoje, nos jardins do templo existem mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado, sendo os destaques, uma estátua de Buda de 7 metros de altura, e um templo que cria um ambiente bastante especial para o local.

          O passeio acontece com uma caminhada bastante silenciosa em um local aberto, com uma visão privilegiada de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, onde poderão ser apreciadas as mais de 120 estátuas, belos jardins, e a arquitetura do templo principal. É um bom local para descansar, em um momento mais introspectivo de sua viagem. Por estar localizado longe do centro, o acesso pode ser feito com uma agência de turismo. A entrada no Templo é gratuita. E a visitação acontece de Terça à Domingo, das 9h30 às 17h.

DICAS:

– O Templo é um espaço de reflexões, e deve ser respeitado
– Use roupas confortáveis para um passeio
– O passeio dura aproximadamente 1 hora

Vale dos Dinossauros

          Um passeio divertido e educativo que mostra simulações robóticas em tamanho real de diversas espécies de dinossauros que viveram há milhões de anos atrás, com o destaque para um T-Rex com cerca de 12 metros de altura.

          O Vale dos Dinossauros foi inaugurado em 2014, mas ainda está em fase de acabamento de detalhes que não interferem no passeio. E, faz parte do Foz do Iguaçu Park Show, um complexo que está sendo construído e terá diversos atrativos.

          O passeio dura aproximadamente 45 minutos, com uma caminhada em uma trilha ao ar livre, que leva o visitante à passar por dinossauros animatrônicos (com movimentos robóticos) num ambiente natural, com a sinalização de cada espécie.
Tarifas e Horários

          O Vale dos Dinossauros está aberto todos os dias, das 8h às 18h. Para informações sobre as tarifas dos ingressos, ligue (45) 3527-8100. E, vale lembrar que, cada atrativo já em funcionamento no Foz do Iguaçu Park Show necessita de um ingresso individual.

Dicas:

– Respeite o ambiente de imersão do passeio, assim todos se divertem.
– A caminhada acontece ao ar livre.
– O local possui acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.


O Vale dos Dinossauros faz parte do Foz do Iguaçu Park Show.
Facebook oficial: /ValedosDinossaurosFoz

Endereço: Avenida das Cataratas, 8.100 (BR-469), Foz do Iguaçu/PR

Lagos e Praias

          Curtir o sol escaldante da região em praias de água doce e sem ondas. Boa opção de descanso e lazer para quem gosta de praia, mesmo longe do mar. No verão, o lago de Itaipu e as praias são procurados por turistas dos três países da região. A infra-estrutura disponível tem capacidade para receber até 300 mil visitantes. O Terminal Turístico de Santa Helena é o maior de todos, com 87 hectares de praia, bosque, atracadouros, pavilhão de exposições, restaurantes e áreas de camping, além de quiosques para veranistas. Tobogã, banana boat, pedalinhos e barcos são algumas das opções de diversão. O complexo dispõe ainda de campo de futebol, quadras de vôlei e quadra de futebol de areia.

Quando?

          Os terminais turísticos estão abertos o ano todo. Os meses de maior movimento são dezembro, janeiro e fevereiro.

Quanto?
          Entrada gratuita.

Onde?
          Os terminais turísticos estão disponíveis nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Marechal Cândido Rondon e Santa Helena.

Pratos Típicos

Dourado Assado

          O prato tradicional servido nos diversos restaurantes da cidade é o Dourado, originário das águas do baixo Paraná, de carne muito saborosa. Normalmente, pescam-se exemplares com cerca de 70 centímetros de comprimento e peso de 6 quilos, mas existem registros de peixes com 1,4 metros e mais de 30 quilos.

          A Pesca ao Dourado é o evento mais tradicional de Foz do Iguaçu. Anualmente, traz inúmeros pescadores de todo o Brasil, que vêm em busca do sabor incomparável desse peixe de carne branca e macia.

Pirá de Foz

          Criado em 1996, o prato típico da cidade é o “Pirá de Foz”. Eleito entre vários outros pratos à base de peixe, o prato foi idealizado por Dirceu Vieira dos Santos, cozinheiro do Hotel Bourbon.

          Na linguagem tupi-guarani, “pirá” significa peixe, sendo que na receita original o peixe utilizado é o surubim, de carne saborosa, encontrado nos rios da região. A base do prato, ornamentado com o surubim, é molho de gengibre, purê de mandioca e arroz com espinafre.




Fontes:
http://www.pmfi.pr.gov.br
www.itapu.gov.br
www.visitefoz.com.br


FOTOS

CATARATAS






















ITAIPU BINACIONAL












Parque das Aves






Marco das 3 Fronteiras




Templo Budista



Vale dos Dinossauros







Nenhum comentário:

Postar um comentário