Cusco (Cuzco em Quechua e espanhol)

          Cusco (em espanhol Cuzco ou Cusco, em Quechua Qosqo ou Qusqu, que significa umbigo "do mundo"), a cidade esta situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, é considerada a capital arqueológica da América do Sul. Possui hoje em torno de 300.000 habitantes e está a 3326 metros acima do nível do mar. 

          Cusco possui uma excelente infraestrutura voltada para o turismo (possivelmente a melhor do Peru), com hotéis, restaurantes e serviços que atendem aos milhares de turistas que a visitam vindos de todas as partes do planeta.

          Você poderá comprar roupas, artesanatos, etc. mas pechinche bastante. Tome muito cuidado com moedas falsas de 10, 20 50 e 100 soles. Procurem conhecer bem as notas para saber se são verdadeiras ou falsas. 

DICAS:


  • Qual a melhor época para ir a Cusco? A cidade possui duas estações definidas, a seca (abril a outubro) e a chuvosa (novembro a março). Já para visitar Machu Picchu o ideal é planejar a viagem para abril, maio, junho, setembro e outubro. Nos demais meses chove ou tem turista demais.


  • Por se tratar de uma cidade que fica localizada numa região alta, é comum o turista ser afetado pelo mal de soroche, para previni-lo é interessante não ingerir muita bebida alcoólica e nem comer muita carne vermelha. Chegando na cidade vá direto para o hotel, não faça muito esforço: ou seja, nem pense em já começar a subir ladeiras nem nada do gênero. Faça um jantar leve e cedo, e tenha uma boa noite de sono, dormindo pelo menos oito horas.

          Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, náuseas e vômitos e tontura. O mal da altura normalmente desaparece sozinho, levando de 4 horas a 24 horas.




  • Sobre hospedagem, a cidade é relativamente grande, possui 300.000 habitantes e quase não existem prédios altos, ou seja, é uma cidade "esparramada", o ideal é ficar próximo da região da Plaza de Armas, onde estão concentradas grande parte das atrações turística da cidade e também o maior número de bares e restaurantes.


  • Sobre o povo - você encontrará sites e blogs com opiniões diferentes, alguns dizendo que são simpáticos e alegres e outros dirão o contrário, nessas horas entra aquela máxima "para cada ação, uma reação" - isso funciona em qualquer parte do mundo, então procure tratá-los com toda simpatia e educação e terá esse retorno. 

  • Comidas - Antes de pedir qualquer prato, veja antes se alguem ao redor esta degustando, tivemos a infelicidade de pedir Cuy assado - é um pequeno roedor, a carne tem um sabor amargo e a aparência não é a das melhores, enfim, fica a dica.








Rotas para Cusco

Veja a matéria: http://rogerioboschinirotas.blogspot.com.br/p/rotas-para-macchu-pichu.html
O que visitar em Cusco

Bairro San Blás


          O bairro dos artistas em Cusco, com lojinhas mais charmosas, restaurantes vegetarianos, lugares descolados. Lá tem alguns dos melhores lugares para comer em Cusco.

          San Blas tem ruazinhas históricas estreitas, muitas ladeiras, lojinhas de arte… Vale a pena se perder pelo charmoso bairro.

          Para muita gente, especialmente casais, é um dos melhores lugares para ficar em Cusco, mas atenção: se você quiser ficar batendo perna pela cidade, sair para as festas de Cusco à noite e estiver em um ritmo de mochilão, subir e descer o tempo todo as ladeiras de San Blas pode ser cansativo.

Plaza de Armas

          A Plaza Mayor de Cusco foi antigamente um pântano, que durante a época dos incas foi totalmente drenado e secado e se transformou no centro administrativo, religioso e cultural da capital do império. Depois da conquista, foi ocupada pelos espanhóis, que rodearam sua praça maior com templos e mansões construídas sobre os palácios incas dos arredores. Na praça de armas de Cusco foi executado Túpac Amaru II no ano de 1781. Atualmente é o núcleo central de Cusco, totalmente tomada por restaurantes turísticos, joalherias, agências de viagens e todos os templos do período da conquista.


 


Catedral de Cusco

          O primeiro local foi para celebrar serviços religiosos, foi construída no que é hoje a Igreja
Triunfo ao lado da Basílica Catedral. Os conquistadores espanhóis que pediram a criação do bispado de Cusco pelo Frei Vicente Valverde. Durante 15 anos não se especificou a localização final da Catedral porque o conselho eclesiástico concordou em comprar terrenos adjacentes a ele, sendo o cânone Don Juan Ruiz que adquire o Kiswarkancha pelo preço de 2.800 pesos.

          Em 1617, interferido pelo arquiteto Frei Miguel Huertas, modificandoo-se arcos e abóbadas. Em 1649, interferência de Francisco Dominguez Chávez e Arellano, o Mestre Arquiteto completa o prédio, e também constrói a fachada ou parede principal. Em 14 de agosto, o Dr. Pedro de Sotomayor Arteaga abençoa a nova catedral, inaugurada dia no 15 de agosto do referido ano com uma festa que durou até o mês de setembro e, em 19 de agosto de 1668, foi consagrada pelo Dr. Bernardo Izaguirre.

          A Catedral de Cusco reúne características do estilo gótico, renascentista maneirista e do barroco. Ladeada por duas torres sólidas, suas grandes portas laterais são maneirista e, a central, discretamente barroco.

          Possui esplêndidos altares tanto de estilo renascentista como do barroco e neoclássico. São obras magníficas do artesanato cusquenho seu púlpito de madeira entalhada e as cadeiras em couro. Também, digno de nota, é sua coleção de pinturas da escola cusquenha com obras de Diego Quispe Tito, Basílio Santa Cruz Pumacallo, Basílio Pacheco e Marcos Zapata, que criaram uma singular " Última Ceia" única em que o prato principal é cuy (porquinho da india) assado.

Foto: Nossos roteiros
Igreja da Companhia de Jesus

          Os jesuítas construíram a Companhia de Jesus em 1571, sobre o antigo palácio doInca Huyna Capac (Amarucancha). A igreja é uma das mais lindas amostras do estilo barroco andino e fica ao lado da catedral de Cusco na plaza de Armas da cidade.

          Após o terremoto de 1650, o templo passou por um processo lento de reconstrução e reparação que durou 38 anos, e hoje é uma das relíquias mais preciosas da cidade de Cusco ou Cuzco.

          Além da arquitetura barroca você poderá apreciar as inúmeras telas que constitui o acervo da igreja, como as telas próximas a porta de entrada que mostras os primeiros casamentos realizados em Cusco, que é o casamento da princesa inca Beatriz Clara Coya e Martín Garcia de Loyola (sobrinho de San Ignácio de Loyola), santo que fundou a Companhia de Jesus.

Inúmeras lojas e restaurantes.


Mercado Central de San Pedro

Centro Artesanal de Cusco

          Ao longo da Calle Sol, você vai encontrar vários mercados que vendem diversos tipos de artesanatos peruanos. O mais interessante desses mercados é conhecido como Centro Artesanal de Cusco. Ele fica no final da Calle el Sol, em frente à grande fonte pintada e ao Sonesta Hotel.

          O Centro Artesanal de Cusco é um mercado coberto e repleto de barracas com os mais variados tipos de peças e artesanatos. Infelizmente, é notável que alguns produtos e souvenirs são Made in China (como em muitas outras cidades turísticas do mundo, hoje em dia), mas se você procurar, vai encontrar produtos muito bacanas por lá. Com uma rápida visita ao Centro Artesanal, você consegue trazer vários presentes fofos e bem típicos do Peru.

          Alguns produtos acabam custando menos nesse mercado do que na Plaza de Armas, porque nem todos visitam essa região. Ah, não se esqueça de negociar, não tenha vergonha de pedir desconto. Eles já estão esperando por isso, portanto aproveite para se divertir durante a negociação 

Dica: Para saber se o item é feito na China ou não é ver se há várias barraquinhas com os mesmos itens. Se houver, são grandes as changes de serem made in China. Algumas coisas como camisetas não são problemáticas, mas coisas de lã de alpaca normalmente são falsas, principalmente se estiverem muito baratas

          Neste mercado genuinamente peruano, você encontra de tudo um pouco: diversos produtos naturais, chás, ervas, comidas típicas, horti-fruti, itens para casa, decoração, tapeçaria, roupas, artesanatos e curiosidades.

Qorikancha

          Qorikancha é o templo do Sol inca, a principal construção da cidade que era a capital do império.

          Literalmente, significa templo de ouro e reza a lenda que era todo recorberto por lâminas deste metal precioso. Nem precisa dizer que os espanhóis enlouqueceram quando viram tamanho esplendor.


          Para encurtar a história: foi destruído, saqueado e pilhado pelos conquistadores para representar o domínio definitivo sobre o povo colonizado.

         E para completar, construíram um convento dominicano aproveitando as bases de pedra da
contrução inca. Não foi só lá que isso aconteceu. Ao passear pela cidade de Cusco, vemos vários exemplos de edifícios com base de pedra talhada pelos incas com as paredes mais altas de reboco em estilo espanhol.

          A grandiosidade desse templo ressalta aos olhos e ao vê-lo por fora, a partir da Calle del Sol, dá para imaginar sua importância político-administrativa na era pré-colombiana.

          Por dentro, seus diversos salões cerimoniais e o acabamento impecável demonstram o respeito que os contrutores tinham pelos deuses que ali eram invocados. É mais uma demonstração de que o valor de um guia turístico é muito grande.

Arco de Santa Ana (noite)

          O Arco de Santa Ana fica na Calle Cuesta Santa Ana e é um lugar minúsculo, que não está constando entre as principais atrações turísticas de Cuzco, embora tenha grande importância histórica. Do Arco de Santa Ana você pode ter uma vista das mais belas da cidade toda, com a Plaza de Armas e o centro de Cuzco. A vista é mais impressionante à noite, com todas as luzes da cidade brilhando.
   
          *Lembrando: As ladeiras do bairro de Santa Ana são pouco iluminadas e não é uma zona segura, porque não compreende como o centro histórico da cidade imperial.

Museo Inca 

          É um das casas mais notável do Cusco colonial. Construído no início do século XVII com pedras incas pelo tenente Francisco Aldrete Maldonado, nomeado o almirante, que viveu lá até sua morte em 1643. Reconstruída por Pedro Peralta de los Rios após o terremoto de 1650 e novamente restaurada pela Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco após o terremoto de 1950.

          Atualmente carrega o brasão dos seus reconstrutores, que acrescentaram na frente o atraente estilo plateresco que se vê hoje, e seu grande pátio com arcadas e salas de painéis.

Pedra de 12 ângulos

          A pedra é um dos grandes exemplos da capacidade dos incas para construção fina. É tão
recortada que forma 12 ângulos, todos encaixados finamente com as pedras ao redor.

          A rua onde fica a Pedra de 12 Ângulos é um bom lugar para comparar as construções incas com as obras espanholas. A parede do lado da pedra foi erguida pelos nativos enquanto a parede em frente foi construída pelos conquistadores.





Convento e Museu de Santa Catalina

Curiosamente construído sobre as estruturas do templo das virgens dos incas, o monastério dá uma boa ideia de como viviam as freiras de Catalina e é frio e assustador.

O museu tem uma importante coleção de arte que mescla traços dos nativos com arte espanhola, com obras da Escola Cusquenha de pintura, entre outras.

   



Um breve relato sobre a história:

          Lendas atribuem a fundação de Cusco ao Inca Manco Capac no século XI ou XII. As paredes de granito do palácio inca ainda estão lá, bem como monumentos como o Korikancha, ou Templo do Sol.

          Depois do fim do império, em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro invadiu e saqueou a cidade. A maioria dos edifícios incas foi destruída a mando do governo espanhol, com apoio de igrejas cristãs.

          A maioria dos edifícios construídos depois da conquista é de influência espanhola com uma mistura de arquitetura inca, inclusive a igreja de Santa Clara e San Blas. Frequentemente, são justapostos edifícios espanhóis sobre as volumosas paredes de pedra construídas pelos incas.

          Um terremoto em 1950 destruiu uma construção de padres dominicanos e expôs que esta fora erigida em cima do Templo do Sol, que resistiu ao terremoto.

          Esta teria sido a segunda vez que aquela construção dos dominicanos fora destruída, sendo que a primeira vez fora em 1650 quando a construção espanhola era bem diferente.

          Outros exemplos da arquitetura inca são a fortaleza de Machu Picchu, que se situa no final da Estrada Inca, a fortaleza Ollantaytambo, e a fortaleza de Sacsayhuaman, que fica aproximadamente a dois quilômetros de Cusco.

Fontes:
Andarilhosdomundo.com.br
https://www.cuscoperu.com
http://machupicchubrasil.com





Um comentário: