ANTONINA - PARANÁ



          Vamos descer para Antonina? Você tem duas opções, pode descer pela BR 277 sentido Paranaguá ou então ir pela Regis Bittencourt acessando a Estrada da Graciosa, a qual dispensa comentários, você pode contar também com a ferrovia e através do porto, que foi recentemente reativado, onde também se localiza a sede do município. Criado através da Lei Estadual nº14 de 21 de janeiro de 1857, e instalado na mesma data foi desmembrado de Paranaguá.. Antonina é uma cidade portuária tranquila, localizada na Baia de Paranaguá, a 80 km de Curitiba.

          Possui pouco mais de 17 mil habitantes e um animado carnaval. Cidade histórica cujos primeiros vestígios da ocupação foram encontrados nos sambaquis. Posteriormente índios carijós habitaram o local sendo que os primeiros povoadores datam de 1648 e 1654. No início do século 18, um povoado, formado principalmente por garimpeiros de ouro, começou a erguer-se no local. Em 1714, uma capela foi construída em homenagem à Virgem do Pilar e se transformaria posteriormente na igreja de Nossa Senhora do Pilar.

          Em 1797, o povoado foi elevado à condição de vila e cidade, no mesmo ano, com o nome de Antonina, em homenagem ao príncipe D. Antônio. Além da extraordinária beleza natural paisagística, Antonina possui no seu calçamento de pedras e nas suas ruínas, histórias, as quais enriquecem o seu patrimônio. O município oferece ainda, diversos atrativos turísticos. 

          É acessado pela BR-277, pela antiga Estrada da Graciosa,

          A construção da Estrada da Graciosa, no final do século 19, junto com a ferrovia, impulsionou o desenvolvimento de Antonina, que se tornou um dos principais portos do Brasil, no início do século 20.

Principais Distâncias

Curitiba …………………………………………………….. 80 km
Paranaguá …………………………………………………. 55 km
Morretes …………………………………………………… 15 km
Foz do Iguaçu …………………………………………….. 715 km
Londrina ……………………………………………………. 450 km
São Paulo ………………………………………………….. 445 km
Florianópolis ……………………………………………….. 365 km

Hotéis e Pousadas em Antonina

Hotel Monte Castelo
Praça Coronel Macedo, 46 – Centro
Telefone: (41) 3432-1163

Pousada Atlante
Praça Coronel Macedo, 226 – Centro
Telefone: (41) 3432-1256

Pousada dos Peregrinos
Rua Reinaldo Salles, 313 – Itapema
Telefone: (41) 3432-1090

Pousada do Servidor ASPP
Rua Antonio Prado, 204 – Feira-mar
Telefone: (41) 3432-1461

Hotel Tókio
Rua Conselheiro Alves de Araújo, 287 – Centro
Telefone: (41) 3432-1464

Campings em Antonina

Recanto Cacatu – Chalé e Camping
Estrada do Bairro Alto, Pr 340 Km 15
Telefone: (41) 8412-0530

Recanto Rio do Nunes Camping
Estrada do Bairro Alto, Pr 340 Km 12
Telefone: (41) 3432-7006

Camping Central
Rua: Bento Cego, 87
Telefone: (41) 3432-1532




Igreja Matriz

         No ponto mais alto do anel central de onde se descortina uma paisagem deslumbrante revelando a baía, montanhas e parte de Paranaguá, a Igreja Matriz confunde-se com a história da cidade, fundada em 1714. Localiza-se na Praça Coronel Macedo – centro. A cidade comemora o dia de sua padroeira em 15 / 08 em cuja data, a cidade recebe centenas de devotos de outras localidades. Na noite de 15 / 08 há uma espetacular queima de fogos de artifício ao final da procissão realizada pelas ruas da cidade.




Ruínas

          Toda a região central de Antonina conta com ruínas de edificações que atestam o seu esplendor de outrora. Normalmente constando de fachadas, são restos de casas e casarões que oferecem ao observador mais atento a oportunidade de verificação in loco dos materiais e técnicas utilizados na época de sua construção. Dentre as diversas ruínas, destacam-se: O antigo Clube Ipiranga, o antigo Sobrado, a antiga Agência de Rendas, Armazém de Erva-Mate e Secos e Molhados, Ruínas da Usina do Cacatu e Ruínas da Usina Bairro Alto (Usina da Cotia).
Ruínas do Casarão Macedo


Igreja São Benedito


        De construção secular, suas características coloniais foram alteradas sem serem seguidas normas de restauração. Segundo a tradição, esta igreja era refúgio religioso dos escravos que viam no milagroso Santo, o seu protetor contra a perseguição do homem branco. Localiza-se na Rua Doutor Carlos Gomes da Costa. Suas escadarias são disputadas pela população e turistas durante o carnaval, pois se situa na “avenida do samba”.


Teatro Municipal

          Construído na segunda metade do século XIX, durante a fase áurea da economia de Antonina. Consta que o "Theatro" teria sido construído pela Sociedade Teatral de Antonina, fundada em 1875, sendo que a Prefeitura adquiriu o espaço no início do século XX. Por muitos anos funcionou como o cinema sendo um grande entretenimento para o povo da cidade. Possui uma área construída de 630m2, estilo eclético, rico em adornos. Há cerca de 10 anos o prédio foi restaurado readquirindo seus traços originais com toques de modernidade. Localiza-se na Rua Dr. Carlos Gomes da Costa, 322.

Estação Ferroviaria

          Localizado na Av. Uruguai, s/n. º, a estação Ferroviária de Antonina, terminal ferroviário da linha Curitiba/Morretes/Antonina, é exemplo vivo da fase áurea da exportação do mate, quando Antonina se destacava como 4º porto brasileiro. A construção deste prédio data do ano 1916, após o incêndio que destruiu a pequena estação em madeira. De estilo eclético, o prédio possui bom desenho de arquitetura, com detalhes e requintes, como a estrutura de cobertura da plataforma de embarque de ferro pré-fabricado.
Em 1977 a estação foi desativada pela RFFSA e no ano de 2002 foi adquirida pela Prefeitura e totalmente restaurada. Hoje encontra-se lá espaços abertos para locação de restaurante, artesanato, revistaria, café e dispõe também de espaços para exposições de arte , sala de convenções, vídeos e áudio.

Ponta da Pita 

          É um pequeno balneário, no Bairro de Itapema. Possui algumas lanchonetes sendo muito procurada no verão, pois é ideal para banhos, pescarias e piqueniques. Você pode ancorar a uns 200 metros da praia, que seca na maré baixa se devendo tomar cuidado com as rochas na sua extremidade leste. Oferece uma bela vista da cidade de Paranaguá, da Ponta do Félix e do terminal portuário de Antonina.



Rio Nunes



Fonte da Carioca

          Localizada no final da rua Dr. Carlos Gomes da Costa, no sentido do bairro da Graciosa de Cima. Fonte da Carioca é composta por quatro pequenas torres, um receptáculo de captação da água que ali verte, totalmente coberto e uma porta de madeira na parte frontal com um bonito brasão imperial, a Fonte da Carioca foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná sob o n.º de inscrição 22, do livro do tombo histórico, Processo n.º 22 de 1969.

          Sua construção data de 1867 e foi o principal meio de abastecimento da cidade até a década de 1930. Seu estilo de construção é praticamente idêntico à todas as fontes construídas na época do império.

          De arquitetura simples, a fonte guarda em sua História a visita de D. Pedro II, que ali bebeu da sua água fresca e cristalina.

          Envolta em crenças populares, contam os mais antigos moradores da cidade que o visitante que bebesse desta água retornaria saudoso de Antonina.

          O significado da palavra "Carioca" provém de nosso gentil, pois "Carioca" é o nome de um rio que nasce na Serra do Corcovado, no Rio de Janeiro.

          Conta uma lenda, que os índios tamoios que habitavam esta região, o tinham para si como se um rio sagrado, cujas águas tornavam as mulheres de suas tribos mais belas e de vozes maviosas.



Complexo Industrial Matarazzo

          Localizado no prolongamento da Avenida Matarazzo, junto ao porto de Antonina, o Complexo Industrial Matarazzo foi edificado na primeira década do século XX, em estilo romântico, é composto pelas instalações de moinhos de trigo, casas para funcionários, escola, vila de operários e outras, ocupando uma área considerável junto ao porto Barão de Tefé. 

          O conjunto arquitetônico é testemunho de uma fase importante da economia do estado – o ciclo da erva-mate. Há de se mencionar também a casa dos Matarazzo, situada sobre a colina em frente ao porto.



Usina Hidrelétrica Governador Viriato Parigot de Souza (Capivari-Cachoeira)

          Inaugurada oficialmente em 26/01/1971 pelo Presidente da República General Emílio Garrastazu Médici foi uma obra pioneira e ousada por suas características de projeto. A casa de força está encravada dentro da Serra do Mar, situada na margem direita do Rio Cachoeira. O acesso se dá pela PR 340, km 30. A represa desta usina encontra-se na BR 116 (trecho Curitiba - São Paulo) no município de Campina Grande do Sul, sendo as águas conduzidas por um gigantesco túnel que atravessa a Serra do Mar. A água captada no reservatório do Rio Capivari deságua no Rio Cachoeira, tornando-o bastante caudaloso. É a maior central subterrânea do sul do país. As visitas são permitidas somente nos fins de semana, e deverão ser previamente agendadas junto a Companhia Paranaense de Energia – COPEL.

Balas de banana

          Passar por Antonina e deixar de comprar as Balas de Banana Antonina é a mesma coisa que ir ao Rio de Janeiro e não passar pelo Cristo Redentor. O fruto existe em abundância na região da Serra do Mar, é o tipo da "balinha nervosa", você coloca uma na boca e já vai descascando a próxima.

Video da região do Bairro Alto - Antonina















Ponta da Pita

Porto de Antonina

Ponta da Pita






Fontes: 
http://www.nossolitoraldoparana.com/atrativo/lista/1/36
www.nossolitoraldoparana.com.br



4 comentários:

  1. Vocês tem que voltar a Antonina e conhecer a Pousada Vilaflor, que fica dentro da Vila da Usina Hidrelétrica Parigot de Souza, no Rio Cachoeira. Um lugar mágico.

    ResponderExcluir