Aguas Calientes: Machu Picchu Pueblo

          Para quem esta viajando ao Peru com destino a Machu Picchu, o povoado de Aguas Calientes é parada obrigatória, também conhecido como Machu Picchu Pueblo, está nas margens do rio Urubamba (Vilcanolta), cujo nome em quechua é Q'uñiyaku. Não importa como você vai chegar em Machu Picchu, de trem ou por trilha, em algum momento você vai ter que passar por lá. O trem, por exemplo, não te deixa dentro do Parque Nacional (onde as ruínas incas ficam), mas na estação em torno da qual nasceu Aguas Calientes. E se você veio à pé, provavelmente vai voltar de trem, ou seja: não tem jeito.

          O povoado é conhecido por ser o acesso mais próximo à cidade inca de Machu Picchu (em quechua: montanha velha), fica apenas a 10 km de distância de Machu Picchu, cerca de 30 min. em microonibus que sai todos os dias de Aguas Calientes.

          Existe dezenas de hotéis e restaurantes que propiciam ao turismo conforto e segurança nesta charmosa cidadela, é uma cidade dormitório que os turistas escolhem para ser um ponto de apoio na ida a Machu Picchu. 

          Além de reservar um dinheiro para a visita a Machu Picchu, o turista deve também ter uma reserva para compra de lembranças e artesanatos, existem inúmeras lojas espalhadas pelo povoado e você deve ir preparado para ser assediado pelos vendedores, por onde você passar haverá um oferecendo seus produtos.

          Aguas Calientes fica numa região que recebe muitas chuvas no verão, e o período entre novembro e março não é aconselhável para sua viagem.

          A alta temporada vai de maio a setembro, quando chove menos. Dentro desses meses, junho e julho são os melhores para conhecer a região, já que a probabilidade de precipitação é menor ainda. De dezembro a março chove com frequência, e, nos dias em que chove muito, o parque de Machu Picchu é fechado. Por isso é aconselhável viajar quando o tempo é mais seco mesmo.

          Ir com o tempo seco ainda evita o incômodo com pernilongos, que pode ser frequente na época de chuvas.


          Em 2010, centenas de turistas passaram um sufoco em Águas Calientes, o resgate levou alguns dias, deixando os visitantes irritados por causa da desordem e da separação de famílias na saída da região, afetada por fortes chuvas que caíram na região.

          Helicópteros das forças de segurança doPeru e dos Estados Unidos e de algumas empresas privadas retiraram cerca de 1.400 turistas de diversas nacionalidades que ficaram retidos em Águas Calientes


Altitude: 2000msnm
Latitude: 13º 9’ 47’’latitude sul e 72º 32’ 44’’ latitude oeste.
Distâncias:
· Cusco – Aguas Calientes: 167 km
· Ollantaytambo – Aguas Calientes: 94.40 km

Duração da viagem:
· Cusco – Aguas Calientes: 4 horas
· Ollantaytambo – Aguas Calientes: 1 hora com 43 minutos


VEJA TAMBÉM:
Cusco (Cuzco em Quechua e espanhol)
Rotas para Macchu Pichu - Peru
Machu Picchu - Peru
Interoceânica Sur - Peru

          





















IMAGENS DA ENCHENTE DE 2010










Nenhum comentário:

Postar um comentário